Tráfego pago e orgânico: qual a melhor estratégia digital

Tráfego pago e orgânico: qual a melhor estratégia digital para ter visibilidade nos negócios. Descubra mais com a Be Orange 

Segundo dados do IBGE, o mercado brasileiro cresceu 2,9% em 2023. Em primeiro lugar, o índice exemplifica que o empreendedorismo está aquecido no país. 

Nesses casos, para ganhar vantagem competitiva no segmento, as empresas devem não apenas vender um bom produto ou serviço, mas saber comunicar o público-alvo de suas soluções

Para que estes consumidores, tenham o interesse e desejo de adquirir o item ofertado. É aí que começa a jornada do tráfego pago e orgânico. 

O tráfego pago é um formato que direciona visitantes para um site, páginas de destino ou demais plataformas on-line, através de anúncios pagos.

Sob o mesmo ponto de vista, o tráfego pago funciona como um crédito de celular.

Sendo onde se destina um valor específico mensalmente, e com base naquele valor, sua marca estará sendo veiculada no Google e redes sociais. 

Além disso, você também pode conhecer tráfego pago como anúncio patrocinado ou Ads. Por isso que as três expressões são voltadas para o patrocinado de um conteúdo.

Enquanto isso, o tráfego orgânico é aquele feito sem pagar pela publicidade da marca. 

Ou seja, são visitas no site, páginas de conversão e redes sociais conquistadas organicamente. 

Isso quer dizer que, o usuário estava navegando no digital e encontrou a sua marca de maneira natural, sem que você (por meio do anúncio pago) tenha influenciado ou potencializado essa identificação. 

Logo, tráfego pago é quando você investe uma verba para patrocinar um post. 

Como resultado, o tráfego orgânico, por sua vez, não envolve diretamente o impulsionamento com verba, sendo gerado pelas buscas orgânicas no Google. 

Como impulsionar a comunicação da marca com tráfego pago

Antes de executar qualquer ação de marketing para uma marca, é importante ter clareza no objetivo. Se não, qualquer caminho serve, e todos eles, vão levar sua empresa para um lugar qualquer. 

Além disso, conhecer o público-alvo permite aprofundamento das ações. 

Nesse mesmo pensamento, escolher as plataformas adequadas, fará diferença.

Como resultado, a estratégia se baseia no objetivo, público-alvo e quais os canais de divulgação. Esse é o primeiro passo para uma divulgação. 

Depois, a ideia é criar conteúdo relevante e atrativo. Utilizando a segmentação para gerar assertividade; 

Uma vez definido essas etapas, a fase seguinte é projetar a verba para o patrocinado, a fim de maximizar os resultados. Sob a mesma perspectiva, o anúncio patrocinado pode ser feito em vários canais digitais, confira abaixo: 

  1. Google;
  2. Facebook;
  3. LinkedIn;
  4. Instagram; 
  5. YouTube; 
  6. E-mail Marketing;
  7. Banners; 
  8. Outros; 

Há possibilidade também de investir em formatos amplos. Isto é, desde o feed, até o conteúdo de blog da sua empresa que fala sobre aplicabilidade de um produto técnico. 

Portanto, a missão do anúncio pago é garantir a visibilidade, para que a marca se sobressaia da concorrência e tenha oportunidades de conversão mais rápidas. 

Conteúdo orgânico para ter constância no posicionamento digital 

De antemão, ao contrário do tráfego pago, o conteúdo orgânico é aquele que impulsiona com base nas técnicas de criação.

Principalmente quando falamos em Google, o buscador tem parâmetros para ranquear um conteúdo.

Sob o mesmo ponto de vista, a primeira página é o topo dos resultados, onde as empresas mais se destacam. 

Hoje em dia, ninguém tem paciência para ficar buscando nos resultados do Google por várias páginas. 

Na verdade, os usuários clicam nos primeiros sites que aparecem. 

Você sabe a razão para isso acontecer? 

Os sites que estão no topo são considerados os melhores. 

Por conta disso, as empresas que investem em posicionamento no Google, tendem a reter atenção de potenciais consumidores. 

A partir disso, o conteúdo orgânico é aquele que está ranqueando e com destaque de modo natural, sem que um anúncio patrocinado tenha sido aplicado no post em questão. 

Esse é o chamado orgânico, que ganhou força também pela expressão SEO. 

Em termos diretos, o SEO é a otimização das buscas orgânicas, são conteúdos criados seguindo parâmetros de ranqueamento do próprio Google. 

Dessa forma, fatores como títulos, ctas, velocidade no carregamento das páginas, uso de imagens, quantia de palavras, legibilidade e tantos outros itens, influenciam no posicionamento de um conteúdo no Google. 

O orgânico também é fortíssimo nas redes sociais, e nesse caso, aplicar uma linguagem adequada para cada veículo é o ponto chave.

Tráfego pago e orgânico: qual a melhor estratégia digital

Antes de mais nada, toda ação de marketing é bem-vinda. 

Assim, o mercado publicitário é amplo, e surgem possibilidades novas todos os dias. Sendo assim, não existe certo ou errado, apenas chances diferentes, para mercados distintos. 

Em outras palavras, não adianta nada querer publicar no LinkedIn e patrocinar um conteúdo por lá, se a empresa atua com e-commerce de vestuário.

Por isso o resultado não será tão positivo.

Agora, criar um conteúdo no formato de Reels sobre valorização de diferentes corpos utilizando a mesma peça, gera identificação e engajamento. 

Quando projetamos a reflexão sobre “tráfego pago e orgânico: qual a melhor estratégia digital” devemos levar em alguns fatores, são eles: 

  1. Orgânico fortalece a marca no longo prazo; 
  2. Tráfego pago é benéfico para ações sazonais; 
  3. Conteúdo orgânico baseado na relevância e constância; 
  4. Orgânico + Pago aplicados em simultâneo; 
  5. Anúncio patrocinado tem direcionamento imediato; 

O melhor dos mundos é utilizar tanto o orgânico quanto o pago, sabia disso? 

O conteúdo orgânico aumenta a relevância do anúncio pago, e permite que o custo por clique do anúncio pago fique mais barato.

Na Be Orange aplicamos estratégias em conjunto, buscando o fortalecimento empresarial assertivo. 

Somos especialistas em tirar suas ideias do papel com criatividade e inovação. Converse com nosso squad e eleve sua performance de comunicação. 

#Campanha de marketing #Conceito de comunicação #Marketing digital #Performance