Novembro Azul: A maior torcida deve ser para a sua saúde
Entenda mais sobre o surgimento da campanha e a sua importância para a sociedade
Após o período de eleições no Brasil e com a inevitável chegada da Copa do Mundo, por vezes esquecemos de torcer pelo que realmente importa: nossa saúde física.
Especialistas afirmam que é fundamental realizar exames de rotina para averiguar questões como: pressão arterial, dosagem de hormônios da tireóide, colesterol e glicemia, dentre outros.
Nesta matéria, os olhos da Be estão inteiramente voltados para a importância de se falar sobre a Campanha Novembro Azul. Aperte seus cintos e embarque nessa conosco!
Contexto histórico: de onde surgiu?
O movimento Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália, com o intuito de conscientizar a sociedade acerca da importância do diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
No país, os primeiros registros do movimento se deram em 2008, quando o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia aderiram à iniciativa.
Atualmente sabe-se que o câncer de próstata, principal foco da campanha, é uma doença que acomete 1 em cada 9 homens. Em 2018 e 2019, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes por ano em decorrência da doença.
Como se prevenir?
Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, os seguintes exames devem ser feitos com frequência:
- Aferição da pressão arterial;
- Hemograma completo;
- Dosagem da glicemia e colesterol;
- Testes de urina;
- Verificação do perímetro abdominal;
- Análise do Índice de Massa Corpórea (IMC).
Além disso, o exame do toque retal deve ser feito anualmente a partir dos 45 anos de idade em homens com predisposição para desenvolver a doença e, a partir dos 50, em homens que não apresentam fatores de risco, como histórico familiar ou obesidade.
A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é através do diagnóstico precoce – feito principalmente após o exame do toque.
Se você gostou do conteúdo informativo…
Não se esqueça de acompanhar a Be nas redes sociais. Nossos Orangeys estão sempre antenados nos assuntos do momento e trazem, cada vez mais, dicas sobre o mundo do marketing e negócios!
Be Orange
Por: Mariana Romeira
Fotos/Créditos: Envato
O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.