Comportamento de compra e estratégias de divulgação

Comportamento de compra e estratégias de divulgação que aumentam resultados de vendas. A Be Orange faz marketing de verdade!

Em primeiro lugar, o comportamento de compra são as ações que um consumidor possui durante suas decisões de adquirir um produto ou serviço. 

Ou seja, o comportamento de compra são processos mentais e emocionais que vão influenciar na compra, envolvendo diversos fatores, principalmente: 

  1. Necessidades;
  2. Desejos; 
  3. Influências culturais, sociais e psicológicas; 
  4. Considerações sobre preço/qualidade.

Sob o mesmo ponto de vista, o consumidor não compra por compra, existe um motivo. Isso é o comportamento de compra, as razões que levam alguém a comprar. 

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Seguindo essa linha, muitos estudos analisam a jornada do cliente e o processo de compra. Isto é, desde a identificação de uma necessidade até desejo, avaliação e tomada de decisão. 

Mudanças no comportamento de compra: como se adaptar no mercado

De antemão, os hábitos de consumo estão em constante mudança, e isso acontece por várias razões.

Isto é, que giram em torno de um cenário a qual o consumidor está inserido. 

Em palavras mais claras, é como se cada vez mais o cliente tem a noção que pode mudar seu estilo de vida, criando hábitos diferentes e isso impacta totalmente no seu formato de consumir produtos e serviços. 

Por exemplo, uma pessoa que convive muito com tecnologia, busca por aparelhos de última geração.

Além disso, se esse consumidor trabalhar com comunicação, isso apenas se intensifica. 

Nessa lógica, o mesmo é válido para grupos de consumidores que prezam por qualidade de vida e hábitos saudáveis.

Como resultado, conforme o mercado se atualiza, o desejo pelo novo também. 

De maneira geral, a cada nova tendência, um novo comportamento passa a fazer parte da rotina dos potenciais consumidores. 

Por isso, é tão importante que as empresas estejam atentas às tendências e oportunidades de negócios. Nessas horas, o marketing é o principal aliado.

Como funciona o comportamento de compra B2B e B2C 

Primeiramente, cada cliente é único, cada segmento tem suas particularidades e cada formato de compra varia de acordo com o momento em que o cliente está. 

Em outras palavras, reconhecer isso é o primeiro passo para criar uma relação saudável entre empresa, cliente e venda. 

Hoje em dia, o mercado é dividido em duas frentes principais: B2B e B2C. 

De maneira igual, para cada um existe um estilo de compra diferente. 

Afinal, no B2B (Business To Business) as decisões são baseadas na lógica, com foco no longo prazo e benefícios para a empresa. Ou seja, geralmente são aqueles negócios de negociações mais aprofundadas. 

Em contrapartida a isso, o B2C (Business To Consumer) possui compras emocionais, que são influenciadas por desejos individuais e experiências passadas.

Logo, a compra é mais rápida – mesmo que o custo do bem de consumo seja mais elevado. 

Além disso, não podemos esquecer do B2B2C. Sendo Business To Business To Consumer. 

Em contraste, a empresa vende os seus produtos e serviços para outra empresa, e esta, comercializa para os clientes finais. Assim o grande desafio é identificar quais os principais estilos de propaganda e marketing para cada negócio

Da mesma forma, empresas que atuam com B2B buscam formatos mais convencionais de marketing, e podem trabalhar em cima de ações institucionais, sobre benefícios dos serviços, diferenciais de negócio, gerando envolvimento com o público.

Agora para negócios B2C o senso de urgência deve ser ativo. Com uma presença recorrente no digital, desde postagens nas redes sociais, até anúncios no Google para gerar lembrança na mente do potencial cliente. 

Em qualquer caso, estar onde o seu cliente está é a frase capaz de resumir essa jornada de identificação do comportamento de compra, vinculada com estratégias de divulgação. 

Comportamento de compra e estratégias de divulgação e marketing

O primeiro passo para ter um marketing de sucesso é estudar o mercado, não há outra possibilidade que não seja entender para quem você deseja comunicar

Sob o mesmo aspecto, o marketing é muito amplo o que facilita diferentes aplicações de divulgação para se destacar no mercado. 

Por conta disso, confira abaixo quais as fases que o consumidor transita durante o processo de compra, levando em consideração o comportamento de consumo: 

  1. Reconhecimento da necessidade;
  2. Busca da informação;
  3. Avaliação das alternativas; 
  4. Decisão de compra;
  5. Comportamento pós compra; 

O mais importante é entender que são fatores culturais, sociais, biológicos, pessoais e situacionais. 

Uma vez que, o contexto em que o consumidor está inserido, influencia em suas decisões, seja por grupos familiares, de trabalho ou similares. 

Agora, confira os principais tipos de marketing que podem ser usados no seu negócio: 

  • Inbound marketing; 
  • Anúncio patrocinado; 
  • Postagem nas redes sociais;
  • E-mail marketing; 
  • Campanhas sazonais e de display; 
  • Estratégias orgânicas;
  • Branding; 
  • Outbound marketing; 
  • Marketing digital e offline; 
  • Performance; 

Ao mesmo tempo que essa lista poderia passar de cinquenta tipos de marketing. Porém todas elas, podem se basear no posicionamento da marca. Afinal, é dessa forma que uma marca se destaca no segmento.

Que é basicamente o que você deseja transmitir ao seu público. 

Para ter um posicionamento de sucesso, comece pelo planejamento estratégico, que são seus objetivos e etapas a serem seguidas. 

Comportamento de compra e estratégias de divulgação: ideias para ter destaque 

Antes de mais nada, quando você entende o comportamento de compra, e cria estratégias de divulgação, espera que os resultados aconteçam, certo? 

Só que nem sempre isso acontece com rapidez!

Uma vez que, marketing não é feito da noite pro dia, entender isso é um caminho fundamental. 

Todavia, para otimizar sua jornada, veja principais ideias para se destacar no seu mercado: 

  • Tenha ao menos duas postagens no feed por semana; 
  • Crie stories de interatividade com os seguidores; 
  • Invista em outdoor para gerar lembrança aos potenciais clientes; 
  • Participe de feiras e eventos no segmento;
  • Tenha um bom planejamento de marketing;
  • Crie posts em formato de carrossel;
  • Traga tendências do seu mercado;
  • Mostre como usar seu produto em vídeos dinâmicos; 
  • Traga a relevância dos serviços que seu negócio oferece;
  • Invista em páginas de conversão (landing page) para atrair tráfego; 

A Be Orange é uma agência com mais de 20 anos de expertise em propaganda, marketing e publicidade. Somos disruptivos e inovadores, sendo agência full service. 

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