Entenda como se dá a intrincada relação entre marketing e educação
Neste Dia Internacional da Educação, descubra a importância do marketing para as instituições escolares
Atualmente, o mercado mostra que o ensino digital ainda tem muito espaço para crescer, principalmente em áreas como o EaD e o ensino de idiomas.
Por isso, neste Dia Internacional da Educação, convidamos você a refletir sobre a importância do marketing para as instituições escolares através desta matéria. Boa leitura!
Afinal, o que é marketing educacional?
Quando falamos em marketing, estamos tratando do conjunto de estratégias e técnicas pelas quais as empresas procuram criar uma comunicação direta com seu público-alvo.
Para o marketing educacional, o conceito não é muito diferente. Se considerarmos todos os serviços prestados por uma instituição de ensino, existem vários públicos além dos alunos que interagem com a marca: professores, administradores e fornecedores, por exemplo.
Contudo, como o aluno é o personagem mais decisivo, ele assume o papel de buyer persona. Dele vêm as principais demandas e o seu grau de satisfação com os produtos e serviços oferecidos é o que vai mostrar se a empresa está no caminho certo.
Qual a importância da buyer persona para a sua estratégia?
Independente da área de atuação do seu negócio, conhecer seu público-alvo é essencial, mas saber utilizá-lo da forma correta é o que vai orientar a estratégia da empresa.
Atualmente, as definições de público-alvo são muito abrangentes. Portanto, o marketing passou a utilizar o conceito de personas, ou buyer personas, para que se possa entender melhor quem exatamente é o cliente final.
Em resumo:
- As personas são personagens semifictícios que representam o cliente ideal da empresa. Trata-se da descrição de uma pessoa que não existe, baseada em uma série de dados reais sobre quem seus clientes, como eles se comportam e qual o público que a empresa deseja atingir.
- A diferença entre público-alvo e buyer persona é que, no caso da persona, é possível saber quais são as dores do cliente. Enquanto o público-alvo traz uma definição ampla, focado nos grupos sociais em que se enquadra o cliente, a buyer persona busca uma delimitação focada na sua rotina, tentando construir o consumidor perfeito.
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