Geração e nutrição de leads: quais as principais estratégias?

Entenda como gerar e nutrir leads para que a conversão de vendas seja garantida


Há algum tempo estamos falando sobre a geração e nutrição de leads por aqui, inclusive, em um conteúdo da semana passada, trouxemos dicas interessantes sobre como nutrir o seu lead.

E agora, vamos falar mais um pouco sobre isso, mas dessa vez com estratégias que precisam ser seguidas.

Vamos lá?

Inbound marketing e funil de vendas

Para falarmos sobre isso, antes precisamos explicar dois conceitos: o inbound marketing e funil de vendas.

Mais pra frente vamos aprofundar um pouco mais nesses temas mas, por ora, vamos de resumo!

Inbound marketing

O inbound marketing é uma metodologia de marketing digital que tem como foco gerar oportunidades de negócios, atraindo potenciais clientes, conquistando sua confiança e direcionando-os para o momento da venda. A ideia é que o cliente venha até a empresa, ao invés de a empresa ir até ele.

Funil de vendas

Já o funil de vendas nada mais é do que um modelo estratégico de consumo que monitora o caminho que o cliente deve seguir até efetuar a compra de um produto ou serviço. Pense na imagem de um funil, literalmente! E imagine a maneira que ele vai diminuindo, até chegar na parte mais estreita. É exatamente assim que funciona um plano estratégico que tem como objetivo transformar suspects em leads e leads em clientes!

Estratégias para geração e nutrição de leads

Ao aplicar estratégias de inbound marketing + funil de vendas no planejamento da sua empresa, é possível rastrear os leads (os possíveis clientes) desde o momento em que ele fez o primeiro contato com a sua empresa; tendo ciência de sua origem, sua dor e outros detalhes; até a finalização da venda.

A metodologia é feita em cinco etapas: atração, conversão, relacionamento, venda e análise.

Atração

Como atrair seu público para a sua empresa? Onde eles estão?

Blog, mídias sociais, SEO e um site que fale diretamente com seus potenciais compradores são caminhos essenciais para atrair leads.

Com uma estratégias bem definidas e que perpetuem a expertise da sua empresa no segmento, as chances de chegarem leads altamente qualificados até você, são grandes.

Conversão

Vamos considerar que, através dos passos da etapa de atração, vários potenciais leads chegaram ao seu negócio e estão interessados no que sua empresa tem a oferecer.

Para que você consiga acompanhar e manter o contato com essas pessoas, elas precisam te oferecer seus dados, certo?

Isso pode ser feito através de diversos meios, como formulários, desde que você conseguir pegar os dados desse lead, para que possa falar com ele posteriormente e claro, realizar a conversão!

Relacionamento

O cliente chegou até sua empresa, forneceu seus dados e deu indícios de que está interessado no seu produto.

O processo de vendas é como um namoro, envolvendo todo o processo de reconhecimento de ambas as partes.

Na fase do relacionamento, com os dados fornecidos pelo lead, agora você já sabe como enviar para ele um material que passe a expertise da sua empresa e que também pode auxiliá-lo na solução de algum problema.

É aqui que seu lead será introduzido ao funil de vendas. Através de envios frequentes de e-mail marketing, e-books e materiais exclusivos, este relacionamento irá desenvolver para a nossa próxima etapa.

Vendas

Todas as etapas anteriores a essa visam gerar oportunidades de negócios.

Então, a etapa de vendas é a que irá, de fato, concretizar tudo o que fizemos até agora.

Na primeira, entendemos onde estava o nosso cliente e chegamos até ele de maneira mansa. Na segunda, conseguimos coletar seus dados e, a partir disso, caminhamos para a terceira, quando começamos a enviar materiais que abraçassem suas dores e que mostravam que tínhamos as respostas para suas dúvidas e as soluções de seus problemas.

E foi então que chegamos na fase da venda, quando o lead virou, de fato, um cliente, através das três etapas anteriores que seguimos à risca.

Análise

Ainda que essa seja a última etapa da nossa estratégia, ela é a mais importante.

É neste momento que iremos recapitular tudo o que foi feito nas quatro etapas anteriores e iremos analisar o que foi efetivo e o que não foi tão bem aceito pelos leads.

Quais abordagens trouxeram resultados, por quais mídias vieram mais leads, quais foram suas reações e interpretações. Iremos analisar até mesmo o que deu errado, para usar como aprendizado para próximas experiências.

Benetton Comunicação

Por: Laís Amorim

Fotos/Crédito: Envato

O material poderá ser reproduzido desde que citado fonte.

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