O making of de um post na Be Orange

Um post feito e publicado pelo Time Laranja passa pelas mãos de várias mentes brilhantes

Quando um post de nossos clientes chega nas telas do Facebook, do LinkedIn ou do Instagram, ele representa o resultado de um trabalho de horas, que envolveu várias pessoas da equipe.

Como esse processo não aparece e dificilmente quem não atua com marketing digital conhece, resolvemos te contar como é. Fica com a gente que você vai entender tudo sobre os bastidores das postagens nas redes sociais.

Tudo sempre começa às 8h!

8h da manhã, o dia do time Laranja começa e já estamos todos conectados no meeting de ‘bom dia’ que é o momento de discutir as tarefas de cada um, é nesta hora que detalhamos os trabalhos do dia, os horários de reuniões e também funciona como uma integração, afinal, somos um time no qual cada integrante tem sua posição, mas que sabe onde os outros estão jogando.

Ao começarmos a executar os trabalhos de produção de conteúdo, efetivamente, já temos, em detalhes, todas as informações necessárias no briefing, ou seja, na descrição de cada peça que será produzida.

Esse conjunto de informações foram sendo coletadas ao longo do planejamento com o cliente e inclui:

  • Quem é o cliente
  • O que ele faz
  • Quem ele atende
  • Qual o objetivo da peça a ser produzida

Inclui também se é para aumentar o engajamento com chamadas para compartilhamentos e comentários, por exemplo, se será um post convidando para um evento, se será um conteúdo com a meta de aumentar a base de potenciais novos clientes para nosso cliente, os leads.

Depois de pronto o conteúdo, ou legenda, segue para uma outra pessoa da equipe fazer uma revisão interna, diminuindo riscos de sair alguma informação errada.

Da revisão interna para frente, quem toca é a criação, que é o pessoal que deixa tudo lindo em ilustrações, animações, gifs, gráficos e o que mais for preciso criar.

Então, quando aparece no feed tudo isso já foi pensado e repensado com precisão, com a linguagem adequada ao persona e finalizado por, pelo menos, 3 equipes diferentes:

  • Planejamento
  • Produção de conteúdo
  • Criação de conteúdo

Publicou o post e o trabalho acabou?

Na verdade, aí é que começa outra etapa do trabalho, tão importante quanto, e que vai envolver outras áreas.

Após um período determinado de postagens, geralmente um mês, a galera de social media vai gerar os relatórios de medição de desempenho, estes documentos trazem dados importantes que vão determinar os próximos passos do inbound marketing.

Nos relatórios podemos saber quais postagens tiveram melhor desempenho, quem as acessou, de quais lugares, quem clicou nas chamadas de ações, enfim, uma série de dados capazes de segmentar e aperfeiçoar a produção cada vez mais.

Para isso, temos cursos constantes de capacitação: quem quer jogar bem não pode parar de treinar, não é?

Tudo isso é um resumo para mostrar que quando você lê um post, você está vendo o resultado de horas de trabalho, ajustes, planejamento, dedicação, criatividade e vontade de fazer a diferença.

Em paralelo, enquanto um pessoal está à frente das postagens, tem outro fazendo pesquisas de palavras-chave para otimizar as buscas, outro elaborando um site desde a programação passando pelo conteúdo até escolha de cores e imagens, outro elaborando logos…É muita coisa que rola ao mesmo tempo.

A gente se desdobra para não ser mais uma agência de marketing digital, mas sim para fazer um trabalho de parceria com nossos clientes e crescermos juntos, mas, depois contamos mais sobre outros processos. Uma história por vez!

Be Orange

Por: Ludmila do Prado

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.

#Gestão de Redes Sociais #Marketing digital #Performance